Dados do Reino Unido

 

O Reino Unido é um país formado por toda a ilha da Grã-Bretanha (que inclui a Inglaterra, Escócia e Gales) e pela Irlanda do Norte.

Algumas fontes indicam Escócia, Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra como sendo países. Entretanto, apesar de possuírem certa autonomia, as quatro partes não são países independentes, sendo subordinadas ao Parlamento Britânico, em Londres. A Enciclopédia Britânica refere-se às quatro regiões como "the four parts of the United Kingdom" ou "constituent units", atribuindo o termo país apenas para o Reino Unido. Existe, também, apenas uma representação na ONU: a do Reino Unido e apenas uma representação no Comitê Olímpico Internacional. A FIFA mantém associações independente para as quatro unidades, mas mantém também associações para vários outros territórios dependentes de outras nações.

Veja também: Parlamento Britânico, Palácio de Buckingham, bandeiras do Reino Unido.

 

Gente

População: 60,6 milhões (julho 2006, estimado).

Nacionalidade (adjetivo): britânica.

Religiões: cristãos (anglicanos, católicos, presbiterianos, metodistas) 71,7; muçulmanos 2,7%; hindus 1%; outros 24,7%.

Línguas: Inglês, galês (welsh) (cerca de 26% da pop. de Gales), gaélico (cerca de 60 mil na Escócia).

 

Reino Unido Turismo

 

◄Reino Unido

 

Reino Unido

Inglaterra

Escócia

Gales

Irlanda do Norte

Ilhas do Canal

Gibraltar

 

Economia do Reino Unido

O Reino Unido é uma potência econômica mundial desde o século 18, quando desbancou Portugal e Espanha do controle dos mares.

Nas últimas duas décadas o governo britânico reduziu enormemente o número de empresas estatais e conteve bastante o crescimento dos custos da previdência social pública.

A Agricultura é intensiva e altamente mecanizada, produzindo cerca de 60% da necessidade da população, com menos de 2% da força de trabalho.

O Reino Unido possui boas reservas de carvão, gás natural e petróleo. A maior parte do PIB está na área de serviços, principalmente, bancos, seguros e serviços para empresas. Já o setor industrial vem declinando em importância.

Desde 2008, entretanto, a crise econômica financeira mundial abateu particularmente a saúde financeira britânica. Em 2010, o PIB do Reino Unido caiu para a oitava colocação mundial, atrás do Brasil.

Um relatório do Institute For Fiscal Studies, de 2014, indica que cerca de 23% dos britânicos estão pobres.

Moeda: libra esterlina, símbolo £ (pound sterling).

 

libra

 

Palácio de Buckingham e o Memorial à rainha Victoria (1837–1901). O Palácio de Buckingham, em Londres, é a residência oficial do monarca britânico, atualmente a rainha Elisabeth II. Londres

 

Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido (1.343 m), localizada em Highlands, Escócia.

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações e Dados do Reino Unido. Gente, Economia e Geografia.

 

Cédula de dez libras esterlinas (ten pounds), com a imagem da rainha Elizabeth II, a chefe de estado do Reino Unido desde 1952. O Reino Unido mantém sua tradicional moeda, não tendo aderido ao euro.

 

Santa Helena

 

Pobreza

 

Publicação da ONG Save the Children, indicando a existência de 1,6 milhões de crianças em extrema pobreza no Reino Unido.

O World Factbook (CIA) mostra um quadro ainda mais dramático, indicando que 16,2% dos britânicos vivem abaixo da linha de pobreza (2011). Existem mais de 10 milhões de pessoas no Reino Unido que não têm acesso a condições adequadas de vida, mais do que toda a população do Haiti. Para o Institute for Fiscal Studies, o número de pobres no Reino Unido ultrapassou 23%, em 2013, envolvendo cerca de 15 milhões de britânicos.

A economia britânica não tem melhorado nos últimos anos e foi gravemente atingida com a Crise de 2008. O Reino Unido possuía uma legislação inadequada para conter a ganância dos banqueiros, que afundaram ainda mais o País. A dívida pública chega a 91% do PIB (2013) e aumentando. A dívida externa é a segunda maior do mundo, depois da dos EUA.

 

 

Temas

Bibliotecas

História

Imagens

Mapas

Turismo

Universidades

 

Geografia

Nome: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte(United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland).

Capital: Londres.

Tipo de governo: Monarquia constitucional.

Divisões administrativas: Consulte: Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

Áreas dependentes: Anguilla, Bermudas, Território Britânico do Oceano Índico, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Falkland, Gibraltar, Montserrat, Pitcairn, Santa Helena e Ascensão, Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, Ilhas Turks e Caicos.

Nota: As Ilhas do Canal (Jersey, Guernsey e Alderney) são dependências da coroa britânica e não são estritamente parte do Reino Unido, exceto pela defesa militar e moeda.

Relevo: irregular com montanhas baixas. Planícies ao leste e sudeste.

Área total: 244.820 km².

Ponto mais alto: Ben Nevis, 1.343 m localizada na Escócia.

Clima: Temperado.

Portos: Hound Point, Immingham, Milford Haven, Liverpool, London, Southampton, Sullom Voe, Teesport.

 

História Inglaterra

 

Palácio de Buckingham

 

 

 

Mapas Reino Unido

 

 

 

Fonte principal: CIA - The World Factbook 2006.

 

Ben Nevis

 

 

UK Imagens