Metrô de Londres

O primeiro metrô subterrâneo do mundo foi construído em Londres. No início do século 19 era fácil chegar à capital britânica por trem. Entretanto, uma vez lá, os congestionamentos eram inevitáveis.

Em 1860 iniciou-se a primeira tentativa de resolver o problema: uma ferrovia subterrânea, o Underground. A Ferrovia Metropolitana foi concebida para ligar os três principais terminais ferroviários de Londres, da época.

Em 1863 inaugurou-se a primeira linha do Metrô, entre Paddington e Farringdon. A segunda linha, the District, começou a operar cinco anos depois. As duas foram interligadas, em 1884, com a linha the Circle.

A grande desvantagem do sistema da época era que as locomotivas ainda eram a vapor, criando uma permanente neblina sulfurosa nas estações e túneis.

Mais: Transporte em Londres►

 

Underground

 

London Underground

 

Westminster Station

 

A travessia subterrânea do rio Tâmisa por trem, em 1870 (ilustração à direita). O Túnel do Tâmisa, de Wapping para Rotherhithe, foi o primeiro túnel subaquático do mundo, tinha cerca de 400 m de comprimento. Sua construção foi iniciada em 1825, pelo engenheiro Marc Brunel, e inaugurado em 1843, sob a supervisão de seu filho Isambard Kingdom Brunel. Inicialmente era um passeio para pedestres. Em 1865, o Túnel foi adquirido pela East London Railway e o primeiro trem trafegou em 1869.

 

 

Mapa Londres

 

Antigo Metro Londres

 

Metro Londres

 

Copyright © Guia Geográfico -  Transporte, Subway, London

 

Westminster Station

 

◄Londres

 

Londres Turismo

 

 

Metrô de Londres

 

 

 

 

Divulgação